23 ago 2021 às 10:21 hs | 3 views
Entre as 20 cidades mais secas do País, 11 são de Mato Grosso do Sul
Sem chuva significativa há mais de mês, umidade está em índices alarmantes no Estado

Entre as 20 cidades mais secas do Brasil, 11 são de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, Campo Grande, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste sábado (21), índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 15% nestas 11 cidades que entraram no ranking, índice considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tempo extremamente seco pode causar problemas à saúde, especialmente respiratórios.

A cidade que registrou a menor umidade no Estado foi Maracaju com umidade de 11%, ocupando o segundo lugar de mais seca no ranking nacional.

A cidade que registrou a menor umidade no Estado foi Costa Rica, com umidade de 12%, ocupando o quarto lugar no ranking.

Campo Grande também registrou índice de umidade semelhante ao do deserto, de 12%, sendo a quinta cidade a registrar a menor umidade do País.

Ivinhema, Rio Brilhante e Água Clara registraram umidade relativa do ar de 13%.

Também figuram no ranking de 20 cidades mais quentes os municípios de Corumbá, Coxim, Itaporã, Itaquiraí, Laguna Carapã e Ponta Porã, todas com índice de umidade de 14%.

Além da baixa umidade relativa do ar, o Estado tem um município entre os mais quentes.

Neste ranking, Corumbá ocupa a 16ª posição.

A Cidade Branca registrou temperatura máxima de 37,5°c nesse sábado.

A cidade mais quente do País foi Parnaíba (PI), que registrou a máxima de 44,3ºC.

Diariamente, a Defesa Civil tem emitido alertas de perigo devido ao tempo seco em Mato Grosso do Sul.

Nos alertas desta semana, as recomendações vão de umidificar o ambiente até evitar o consumo de café.

De acordo com o órgão, café e bebidas alcoólicas devem ser evitadas devido a serem diuréticas, que podem potencializar a desidratação, quando o recomendado no período é manter-se hidratado.

Previsão

Para este domingo (22), o ar seco continua sobre o Estado, impedindo a formação de nuvens de chuva.

Previsão é de forte calor em todas as áreas de Mato Grosso do Sul, com bastante sol, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, com índices que podem novamente ficar abaixo de 15%.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) os menores valores são esperados para as regiões centro-norte, leste e pantaneira

As temperaturas podem registrar a máxima de 40°C em áreas do sudoeste e região pantaneira. 

spinner-noticia

Campo Grande registrou umidade de 13% no sábado – Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Tempo seco

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável de umidade deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde.

Alguns problemas causados pelo tempo seco são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dores de cabeça.  

Para aliviar o desconforto, recomenda-se ingerir bastante água, evitar ambientes com aglomerações, evitar a prática de atividades físicas no período entre 10h e 16h, além de umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.  

Fonte: Correio do Estado

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.