29 jul 2022 às 13:38 hs
Socorrista do SAMU de Coxim participa de curso de qualificação no Hospital Albert Einstein

O socorrista e profissional enfermeiro do SAMU de Coxim Pedro Natércio participou de um curso de “Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgências e Emergências com Simulação Realística Adulto”, promovido pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O objetivo do curso é promover o raciocínio clínico de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para o atendimento de urgências e emergências no âmbito hospitalar e unidades de pronto atendimento, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas.

O profissional realizou a inscrição sendo selecionado para a participação no curso representando a cidade de Coxim, o transporte até a capital paulista e a hospedagem foi custeado pelo Ministério da Saúde. “Fica o meu agradecimento ao Prefeito Edilson Magro, ao Secretário Municipal de Saúde Flávio Dias por não medirem esforços viabilizando o apoio ao Curso. Essa capacitação fará reflexo a toda equipe operacional do SAMU Coxim voltada em Educação Permanente”. Destacou Pedro.

Destinado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam no atendimento de urgência e emergência, o curso foi realizado em dois momentos para aprendizado. O primeiro foi online, com a participação do aluno e professores sem a necessidade de estarem conectados ao mesmo tempo, através da plataforma do Moodle. O segundo foi presencial, nesta terça-feira (26), com a participação dos alunos e dos professores em tempo real, no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein. Ambos os cursos (on-line e presencial) foram vinculados à prova de 17 questões sendo obrigatório o acerto de no mínimo 70% para obter certificação.

O público-alvo foi instruindo através de simulação realística, uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes, manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.

Com informações de Pedro Natércio

Foto: Divulgação

Fonte: Augusto Marques

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.