Candidatos precisam ficar atentos ao número de vagas e às regras do processo seletivo de cada universidade. Resultado será divulgado em 22 de fevereiro.

O prazo para fazer a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre terminar às 22h59 (de MS) desta sexta-feira (18) para quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não tirou zero na redação. O sistema é a principal porta de entrada para as universidades federais. Para participar, o candidato deve usar a nota, o número de inscrição e a senha do Enem para se inscrever na página do Sisu.
O processo leva em conta as notas dos candidatos no Enem 2021 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. Além de ter feito o Enem, o candidato precisa ter tirado nota superior a zero na redação para participar do Sisu.
O candidato não pode ter participado da edição como “treineiro”, como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio. No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.
O Sisu funciona como um ‘leilão de vagas’. O candidato deve ficar atento porque o Sisu calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrição — ela varia de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Quanto mais candidatos se inscreverem com uma pontuação alta, maior será a nota de corte, e o contrário também vale.
São oferecidas três modalidades de curso — bacharelado, licenciatura e tecnólogo — em instituições públicas e ofertadas mais de 222 mil vagas nesta primeira edição. Há vagas para 6.146 cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior, e os interessados podem consultar quais são as universidades participantes no site do Sisu.
Em Mato Grosso do Sul, quatro Universidade somam 4.190 vagas através do Sisu. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.079 vagas em 111 cursos da instituição. Desse total, 534 são de ampla concorrência e 545 são destinadas a estudantes de escola pública. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) os interessados em uma vaga vão concorrer por 1.142 distribuídas em 58 cursos.
Outras 889 vagas são ofertadas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sendo que 437 são da ampla concorrência e 452 para estudantes do ensino público. Dos 48 cursos ofertados pela instituição, 34 vão ter vagas disponíveis no programa. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são 1.080 vagas em 18 cursos da instituição. Desse número 540 vagas são para ampla concorrência e 540 para estudantes de escola pública.
Cronograma do Sisu
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
Fonte: EnfoqueMS
Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.