
Nesta terça-feira (9), condutores sem infrações e pontos na carteira poderão renovar a habilitação automaticamente, sem a realização obrigatória de exames médicos a cada renovação. A medida faz parte de um pacote de medidas do Governo Federal que visa reduzir o custo e a burocracia dos processos relacionados à obtenção e à renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Brasil.
O Jornal Midiamax conversou com alguns condutores sobre a nova determinação. De modo geral, a novidade foi bem recebida e gerou grandes expectativas em quem garante não ter cometido infrações no trânsito nos últimos anos.
É o caso da funcionária pública Kátia Patrícia Paganelli, de 53 anos. Habilitada desde 2001, a mulher afirma que há 5 anos não comete infrações. Para ela, a medida foi tomada em boa hora e a ajudará a economizar tempo. “Fiquei muito feliz com isso, porque o tempo que a gente perde de sair da sua casa, largar os afazeres, ficar na fila esperando, pra mim, será maravilhoso não precisar disso. Eu creio que todo mundo vai gostar”, diz.
A funcionária pública destaca que este será um facilitador para quem trabalha o dia inteiro e não detém de tempo para resolver burocracias. “A gente fica mais feliz de saber que é um bom condutor e que, através disso, a gente ganha algo em troca. Eu trabalho à noite, então eu tenho o dia inteiro pra fazer isso. Mas, pensando numa pessoa que trabalha o dia inteiro, tem que pedir uma licença de serviço, faltar. Quem tem criança na escola, aquela correria toda, só de pensar que não precisa mais vir ao centro nem perder tempo em fila, é maravilhoso”, salienta.

Incentivo
Para o enfermeiro Sebastião de Maraes, de 48 anos, habilitado há 20, a medida incentivará os condutores a trafegarem com mais cautela e responsabilidade. “É muito bom que [para] as pessoas que não cometem infração, não têm pontuação na carteira, seja renovado automaticamente. Já as pessoas que cometem uma infração, essas sim têm que passar por reciclagem, passar por todo o processo de novo. Essa renovação automática vai poupar tempo pra gente que dirige bem, com atenção redobrada, não machucando nem ferindo outras pessoas. Muito bom”, afirma.

O motociclista de aplicativo Dino Alessander dos Santos, de 47 anos, tem habilitação desde 1998 e concorda que a nova determinação incentivará as boas práticas no trânsito, especialmente em um momento em que tantas negligências são presenciadas nas ruas da Capital.
“Eu acredito que essa é uma boa iniciativa, porque isso pode ajudar fazendo com que a pessoa continue mantendo a não pontuação, respeitando as leis de trânsito, os sinais, respeitando a faixa de pedestres. Geralmente, a gente vê muito desrespeito no trânsito, principalmente a questão da seta, o pessoal faz uma mudança de faixa e não sinaliza. Eu acho que essa é uma das maiores preocupações do nosso trânsito”, pontua.

Fonte:Midiamax
Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.


