18 mar 2021 às 15:05 hs |
Vereador Ângelo Gari consegue emenda com deputada Rose Modesto para aquisição de ônibus escolar

Desde começo de mandato o vereador Ângelo Gari vem trabalhando pela população coxinense, neste mês, conseguiu uma emenda juntamente com a deputada Federal Rose Modesto para aquisição de um ônibus escolar. Do programa Caminho da Escola.

A deputada é uma parceira do vereador desde quando seu nome foi lançando com pré-candidato, mostrando a parceria que ambos tem para juntos construir uma Coxim melhor, através de mais uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Caminho da Escola, Coxim foi contemplado com o repasse   para adquirir um novo ônibus para compor a frota escolar.

O programa

O programa “Caminho da Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas — próprias para o transporte de estudantes — e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana.

Acessibilidade

Os veículos possuem características que permitem circulação tanto em zonas urbanas, quanto em zonas rurais, passando por vias sem pavimentação, terrenos acidentados e irregulares, sob condições severas de operação. Eles comportam até 44 estudantes sentados, além do condutor.

Os ônibus também estão equipados com dispositivo de acessibilidade. Uma poltrona móvel, que pode ser deslocada, garante o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.