20 jul 2021 às 14:28 hs | 2 views
Com baixíssima umidade do ar, frio permanece até quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Estado registra temperaturas negativas novamente na madrugada desta terça-feira (20)

A massa de ar polar deve prolongar-se até a próxima quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão. 

A umidade relativa do ar permanecesse baixíssima no Estado. Temperaturas começam a subir na próxima sexta-feira (23).

Mato Grosso do Sul registrou temperaturas abaixo dos 0ºC novamente às 5h desa terça. De acordo com informações cedidas por Abrahão, Rio Brilhante bateu os -1,6ºC com geada nesta madrugada. A sensação térmica era de -5ºC.

Santa Rita do Pardo registrou 0ºC, com sensação térmica de -3ºC. Houve geada. 

Os termômetros marcaram 0,9ºC às 5h de hoje em Água Clara, com sensação térmica de -3ºC. Houve geada.

Campo Grande amanheceu com tempo firme e céu claro nesta terça. A Capital registrou 8,2ºC nesta madrugada.

O tempo permanece seco em Mato Grosso do Sul. Abrahão afirma ao Correio do Estado que não deve chover nas próximas duas semanas no Estado. 

A umidade relativa do ar atinge níveis críticos em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. Santa Rita do Pardo e Três Lagoas registram umidade relativa do ar de 14% nesta segunda-feira (19).

Rio Brilhante registrou 15%, Corumbá 16%, Campo Grande 16%, Água Clara 17%, Coxim 19%, Angélica 19% e Ponta Porã 24%.

A onda de frio presente em Mato Grosso do Sul pode intensificar a ocorrência de queimadas na região da Nhecolândia e do Paraguai-Mirin, de acordo com Abrahão.

Abrahão diz que a combinação de solo seco, vegetação seca, temperatura baixa e umidade relativa do ar baixa são ideais para fogo no Pantanal e norte do Estado.

A vegetação perde líquido com as baixas temperaturas, o que a deixa seca, favorecendo a ocorrência de queimadas.

“A massa de ar polar vai multiplicar as secas em todo Estado”, afirma Abrahão ao Correio do Estado.

Temperaturas

De acordo com o Climatempo, hoje (20), a mínima em Campo Grande será de 8ºC, e a máxima de 23ºC. 

Na quarta-feira (21), mínima de 11ºC e máxima de 27ºC. E na quinta-feira (22), mínima será de 13ºC, e a máxima de 31ºC.

Hoje, a mínima em Corumbá será de 12ºC, e a máxima de 25ºC. Na quarta, mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. E na quinta, mínima será de 15ºC, e a máxima de 32ºC.

Hoje, a mínima em Três Lagoas será de 7ºC, e a máxima de 25ºC. Na quarta, mínima de 10ºC e máxima de 28ºC. E na quinta, mínima será de 14ºC, e a máxima de 32ºC.

Hoje, a mínima em Ponta Porã será de 5ºC, e a máxima de 19ºC. Na quarta, mínima de 9ºC e máxima de 23ºC. E na quinta, mínima será de 12ºC, e a máxima de 27ºC.

Hoje, a mínima em Dourados será de 6ºC, e a máxima de 21ºC. Na quarta, mínima de 10ºC e máxima de 25ºC. E na quinta, mínima será de 13ºC, e a máxima de 29ºC.

Hoje, a mínima em Bonito será de 7ºC, e a máxima de 22ºC. Na quarta, mínima de 11ºC e máxima de 26ºC. E na quinta, mínima será de 14ºC, e a máxima de 30ºC.

Hoje, a mínima em Aquidauana será de 11ºC, e a máxima de 25ºC. Na quarta, mínima de 11ºC e máxima de 28ºC. E na quinta, mínima será de 14ºC, e a máxima de 32ºC.

spinner-noticia
Apesar de frio, tempo fica firme no Estado – Arquivo/Correio do Estado

Inverno

A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.

O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. 

Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera. 

Fonte: Correio do Estado

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.