20 set 2023 às 08:36 hs
Calor extremo de até 45°C castiga e pode até matar; saiba como se proteger nesta semana

Mato Grosso do Sul está no centro de onda de calor que atinge vários estados do Brasil

calor

 Água de coco pode ser aliada na hidratação (Foto: Nathalia Alcântara)

Apesar das altas temperaturas serem comuns ao longo do ano, a onda de calorão que deve elevar os termômetros para quase 45°C em Mato Grosso do Sul nesta semana é considerado atípica. Países que enfrentaram intensa massa de calor semelhantes registraram mortes por hipertermia, como o México, Canadá e Estados Unidos. Portanto, profissionais da saúde indicam hábitos que podem amenizar o desconforto nesse período no Estado.

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle. 

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.

A profissional também recomenda evitar os alimentos embutidos, industrializados com o teor alto em sódio, carboidratos, frituras e gorduras, pois tendem a atrapalhar a digestão. “A ideia em geral é focar em uma alimentação mais leve, para auxiliar aumento de energia, disposição e hidratação nesses dias de calor intenso”, reforça.

Fonte: Midiamax

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.