16 mar 2019 às 08:33 hs |
Caged aponta que Costa Rica tem saldo positivo na geração de emprego

Foto: MS Todo Dia

O mercado de trabalho de Costa Rica – MS criou 5.582 empregos com carteira assinada em 2018, de acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – órgão ligado ao Ministério da Economia. O levantamento aponta desempenho positivo do município na geração de empregos formais no período de 2014 a 2018, Clique no anexo abaixo e confira.

Em 2018, Costa Rica apresentou o maior saldo positivo dos últimos cinco anos. Segundo os dados do Caged divulgados pela Coordenadoria de Estudos e Pesquisas, o município encerrou o ano com um saldo positivo de 5.582 postos de trabalho, um aumento de 624 contratações em comparação a 2014.

Confira no gráfico o saldo da geração de empregos em Costa Rica nos últimos 5 anos:

Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, para realizar o levantamento, o Caged considera o número de contratações e o de demissões no período analisado. Caso o número de contratações seja maior do que o de demissões, o saldo é positivo. Caso o número de demissões ultrapasse o de admissões, o saldo é negativo.

“Nossa perspectiva é que 2019 seja um ano de retomada. Acreditamos que não apenas serviço, mas outros setores importantes, continuarão aquecidos e reinserindo trabalhadores no mercado formal ao longo do ano. Não podemos nos precipitar e já cravar uma recuperação da economia, mas o saldo dos últimos cinco anos do Caged é de que estamos no caminho certo, é um indício de que a crise está mais amena e que deve ser finalmente superada em 2019”, analisou Waldeli.

Vale lembrar que nesse período de cinco anos, Costa Rica garantiu por várias vezes a melhor colocação na escala estadual que mostra a evolução do emprego formal, levando em consideração o número de habitantes.

O prefeito afirma que os resultados positivo é resultado de diversas ações que o Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento e a Casa do Trabalhador realizaram em busca da melhoria do desenvolvimento social e econômico do município.

“Desde que voltei, para assumir meu terceiro mandato, tenho orientado nossa equipe a promover o desenvolvimento local. Primeiro limpamos o nome da cidade que estava sem credibilidade, depois criamos leis de inventivos. Aos poucos os resultados estão aparecendo. Isso não é sorte, é trabalho, fruto de uma classe política que se juntou para resgatar o nome da cidade. Hoje podemos dizer que os empresários voltaram a acreditar em Costa Rica”, finalizou o prefeito.

Casa do Trabalhador

O Governo de Costa Rica por meio da SEMAD – Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento – deixa a Casa do Trabalhador à disposição das empresas, indústrias e comércio para auxílio na contratação de mão de obra local. O local recebe mais de 50 pessoas por dia.

A Casa do Trabalhador de Costa Rica está localizada na Rua Josina Garcia de Melo, N° 239, Centro, (ao lado da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento). Para mais informações (67) 3247 4681, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. FONTE: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE COSTA RICA

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.