28 nov 2019 às 07:52 hs |
Sábado é o Dia D da vacina contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos
Foto: Marcelo Camargo/EBCFonte

No próximo sábado (30 de novembro), todas as unidades básicas de saúde de Coxim estarão abertas das 8h às 16h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar adultos de 20 a 29 de idade.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim, Patricia Ferreira Gomes, explica que os dados mais recentes da pasta da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, são também o maior vetor em potencial da doença.

“Nesta idade, os jovens não costumam ir aos postos de saúde, pois geralmente não ficam doentes. Então estamos em contato com universidades e igrejas para avisar estes jovens da importância da vacinação”, explica o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.

Sarampo pode matar 

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Para saber mais, acesse http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

Foto: Marcelo Camargo/EBCFonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.