9 out 2019 às 08:44 hs |
Prefeito Aluizio planeja implantar ponto de venda de produtos da terra na BR-163

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, esteve na manhã de terça-feira (8 de outubro) reunido com um grupo de 20 produtores rurais credenciados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para celebrar a consolidação de seus negócios e falar das conquistas obtidas de forma conjunta.

A reunião aconteceu no Sebrae Coxim e contou com a participação do gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, e da técnica responsável pelo SIM, a médica-veterinária Jacqueline Barbosa Rodrigues.

O SIM foi criado pela Lei Municipal 1.140 de 2003, mas somente em 2017 foi efetivado pela administração municipal. Todo o processo contou com suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Sebrae Regional Norte, Sindicato Rural, Agraer, Senar, Câmara Municipal e os produtores envolvidos.

“Desde 2017, quando efetivamos o SIM, foram registrados 20 agroindústrias no município, com produtos como mel, leite, queijos, embutidos e pescados. Em 2016 em parceria com vários órgãos demos início ao Projeto Feira de Produtos da Terra, que atualmente é administrado pelo ASFECO ( Associação de Feirantes de Produtos da Terra), acontece todas as sextas-feiras e conta com 52 associados. O que se almeja com esse novo canal de comercialização é dar ainda mais viabilidade aos nossos produtores, pois o mais emblemático é a organização produtiva, e isso tem acontecido”, revela Saimon Cândido, que participou de todo o processo.

“Esses produtores se regularizaram também para poderem fornecer alimentos por meio de compras públicas para a merenda escolar, o 47º BI e o Hospital Regional, além de mercados e o consumidor final. E conversando com eles hoje, vimos que eles já detém um mix de mais 50 produtos que têm a marca Coxim, então avaliamos que é hora de ampliar o mercado e expandir os horizontes e pensamos na implantação de um ponto de venda na BR-163, importante eixo de desenvolvimento do país que passa por Coxim”, disse o prefeito Aluizio.

Fonte: Fabio Pellegrini

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.