10 abr 2021 às 19:32 hs |
Mato Grosso do Sul tem duas cidades entre as mais secas do Brasil
Índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 30%, considerado estado de atenção
Sol e calor devem predominar durante toda a primeira quinzena do mês – Foto: Arquivo / Agência Brasil

Entre as 20 cidades mais secas do Brasil, duas são de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta sexta-feira (9), índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 30% nas cidades, índice considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que pode causar problemas de saúde, especialmente respiratórios.

A cidade mais seca do Estado foi Água Clara, com umidade de 27%, ocupando a 16ª posição no ranking nacional.

Ivinhema também registrou baixa umidade, de 28%, sendo o 19º município com menor índice no País..

Além da baixa umidade relativa do ar, o Estado tem dois municípios entre os mais quentes..

Neste ranking, estão Corumbá, que registrou máxima de 35,4ºC, e Água Clara, com temperatura de 35ºC.

A cidade mais quente do País foi Aracaju (SE), que registrou a máxima de 39,2ºC.

Tempo seco

As condições de tempo firme, calor e tempo seco são esperadas para todas as áreas de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. 

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a chance de chuva é baixa e, com predomínio de sol e poucas nuvens, a umidade relativa do ar pode chegar aos 20% no fim de semana, considerado estado de alerta para a saúde humana. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável de umidade deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde.

Alguns problemas causados pelo tempo seco são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dores de cabeça. 

Para aliviar o desconforto, recomenda-se ingerir bastante água, evitar ambientes com aglomerações, evitar a prática de atividades físicas no período entre 10h e 16h, além de umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.  

A previsão do tempo indica temperaturas entre 16°C e 37°C entre hoje e amanhã no Estado. Para a Capital, a variação está estimada entre 22°C a 33°C.

Pelo menos até 17 de abril, o prognóstico do Cemtec indica que será um período com redução das áreas de instabilidades, ou seja, pouca chance de chuva. 

As poucas chuvas devem ocorrer a partir de 16 de abril e devem se concentrar nas regiões produtoras.

Fonte: Correio do Estado

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.