20 ago 2020 às 08:47 hs |
Frio histórico? MS pode registrar 3ºC, mas ‘friaca’ não deve superar recorde dos anos 70
(Foto: Reprodução)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu nesta quarta-feira (19), um alerta sobre a aproximação de uma massa de ar frio no Brasil, prevista a partir desta sexta-feira (20). Em vários estados, a previsão é que o frio seja histórico, com incidência até de neve no sul do país. Em Mato Grosso do Sul, contudo, as mínimas podem variar entre 3ºC e 10ºC e não devem protagonizar frio tão rigoroso como o registrado em décadas anteriores.

De acordo com a previsão da meteorologia, de quinta-feira até o sábado (22) serão os dias mais frios no país, com temperaturas mínimas, e inclusive, registrando 0° no sul do Brasil. No Estado, o tempo será favorável para geada, neblina, e ventos intensos, podendo haver variação nas áreas previstas.

Segundo o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis, é a primeira vez no ano que uma geada intensa é prevista no país, além de ser comparada com o frio histórico de 1955, 1963, 1975 e 1985, que fez os termômetros registrarem temperaturas negativas no Estado.

No passado

No MS a geada daqueles anos chegou a causar mortes de moradores e animais, além de prejuízos em lavouras. Fazendeiros tiveram perdas no gado, cafezais, safra de soja. Em Ponta Porã e Dourados também amanheceram cobertas com camadas de gelo.

Porém, segundo a meteorologista do Inmet Mayane Araújo, a massa de ar frio não deve atingir tão severamente o Estado. Além disso, as baixas temperaturas já estão sendo registradas nos últimos dias, por conta das chuvas.

“A tendência é que massa se desloque por partes do país. O Centro-Oeste já passava por um período de muito calor, então, o declínio na temperatura vai ser significativo e a população vai sentir. Não podemos dizer que será uma geada intensa como nos anos 70, mas de acordo com nosso modelo, a previsão é que a temperatura caia em torno de 3° a 4° no sul do Estado”, disse.

Conforme o levantamento, as temperaturas devem cair em torno de 14 a 10°, ou seja, regiões como Amambai e Ponta Porã, pode registrar de 2° a 4°. Em Campo Grande, o frio deve chegar no sábado, com clima de 8° a 10°C pela manhã.

Fonte:Midiamax

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.