21 maio 2019 às 13:18 hs |
Força tarefa da Saúde vistoria e multa imóveis com focos de dengue

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na  segunda-feira (20 de maio), uma força-tarefa para vistoriar e notificar imóveis com focos de mosquitos da dengue nos bairros Jardim Europa, Jardim dos Pequis, Jorge Ritt e Vista Alegre. A ação será estendida a outras regiões da cidade.

Foram envolvidos 14 agentes de Saúde, 16 agentes de Endemias e 10 servidores da Vigilância Sanitária. Os agentes visitaram 517 imóveis entre residências, comércios e lotes.

Foram eliminados 840 materiais com água que poderiam se tornar foco do mosquito de larvas de mosquitos (recipientes como latas, garrafas, pneus, entulhos e etc). Foram encontrados 70 objetos com larvas (focos) em pneus, materiais relacionados ao lixo doméstico (latas, garrafas, lonas e etc) e águas de animais ou pequenos reservatórios.

Foi montada uma tenda da Vigilância Sanitária na Praça do Jardim dos Pequis para atender denúncias da população. Foram recebidas 26 denúncias que foram verificadas logo na sequência e notificados 18 proprietários de imóveis. Cinco moradores foram multados em mil reais cada, sendo que alguns serão denunciados à Delegacia de Polícia Civil.

Multas e inquéritos policiais

O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, conta que a força-tarefa foi realizada naquela região após serem registrados dois óbitos relacionados a dengue: “Antes mesmo do verão os agentes visitam os imóveis e conscientizam os moradores, e procuram focos de mosquito. Ao longo do verão as ações foram intensificadas, mas ainda assim encontrados focos. Então, agora que estamos no outono, estamos multando donos de imóveis com condições favoráveis à reprodução do mosquito, pois não é mais falta de informação”.

“Além disso”, explica Franciel, “estamos encaminhando alguns casos à Delegacia de Polícia Civil, para que instaure procedimento policial, como por exemplo em alguns casos do Bairro Vista Alegre, onde houve dois óbitos e foram constatados em alguns imóveis com três a cinco focos por residência. Nossa equipe também atende denúncias por whatsapp 67 99962-3170 e 9964-7023”.

Fonte:PMC

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.