16 jun 2020 às 15:35 hs |
Detran oferece mais de 20 serviços on-line em Mato Grosso do Sul

Mais de 100 mil condutores já possuem a versão digital da habilitação

Aplicativo do Detran/MS oferece serviços para proprietário de veículos – Valdenir Rezende/Correio do Estado
 

É fato que a tecnologia vem ajudando muitos órgãos públicos em diversos serviços bem como facilitando o atendimento aos cidadãos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus que exige isolamento social em Mato Grosso do Sul. 

O Departamento Estadual de Transporte e Trânsito (Detran/MS) tratou como prioridade a modernização dos serviços essenciais em todo o Estado nos últimos meses e atualmente oferece mais de 20 serviços on-line para não sair de casa. 

Os serviços acessados são consultas de comunicação de venda, informação de gravame, débitos de veículos e andamento de processos, consulta de pontuação, processo de suspensão, os documentos de habilitação entre outros. Todos os serviços on-line podem ser acessados no site do departamento e aplicativo. 

Um exemplo da modernização, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital com opção do documento impresso enviado na casa do proprietário do veículo bem como o documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) totalmente digital.

Para o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade,  a importância é dar prioridade na soma de  esforços para efetivar cada vez mais a transformação digital. “Nosso intuito é desburocratizar e entregar serviços de qualidade”, disse. 

APLICATIVO
O Detran também tem diversos serviços através do aplicativo que pode ser baixado pelo Google Play ou App Store para obter ajuda no que diz respeito ao veículo, condutor e posto de atendimento. Além disso, o proprietário pode também baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que substitui a habilitação e o documento do veículo em papel. 

Segundo dados do Departamento, em todo o Estado, mais de 100 mil condutores já possuem a versão digital da habilitação e mais de 60 mil proprietários de veículos aderiram ao licenciamento digital pelo aplicativo. 

Quem está com a Permissão Provisória para Dirigir (PPD) que é válida por 12 meses, vencida, também pode solicitar a emissão da CNH Definitiva através da CNH Ágil, sem nenhuma necessidade de deslocamento até o órgão. No total foram emitidas 14.602 habilitações somente no mês de maio. 

Em maio deste ano, o Detran-MS antecipou o lançamento do CRLV Digital e os proprietários passaram a obter o documento em formato PDF através do site do Denatran. Desde o lançamento deste serviço, em 22 de maio, já foram impressos 166.191 documentos.

Fonte: Correiodoestado

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.