9 jun 2020 às 09:17 hs |
Costa Rica chega a 8 casos confirmados de coronavírus e tem mais 6 aguardando resultados
Foto: Lacen

Nesta segunda-feira (8), o CMPEC (Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus), por meio da presidente Adriana Tobal, confirmou o oitavo caso de coronavírus em Costa Rica. Além disso, há outros 6 casos em investigação.

Segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, Costa Rica tem 97 casos notificados, dos quais 8 deram positivo e 83 negativos, enquanto 6 aguardam resultado do Laboratório Central, em Campo Grande.  “O oitavo caso positivo é de uma mulher de 28 anos que apresentou sintomas e teve contato com caso positivo”, confirmou a secretária de Saúde.

Segundo Adriana, foi coletado o teste rápido da paciente, que deu resultado positivo. “Nossa curva está em ascendência e nosso único remédio é o distanciamento social, utilização de máscaras de proteção individual e higienização com frequência das mãos com álcool 70% e/ou lavagem com água e sabão”, explicou a secretária de Saúde.

A secretária também confirmou que há 22 casos confirmados de safristas que foram trabalhar em Costa Rica, dos quais 5 estão curados e 17 estão em isolamento. “Foram notificados, são monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, mas não são contabilizados para Costa Rica, por se tratar de moradores de outro Estado, conforme protocolo do Ministério da Saúde”, complementou Adriana Tobal.

Mato Grosso do Sul

O boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) hoje confirma 2.324 casos positivos para o novo coronavírus. Já no país, o número chega a 691.758 casos e 36.455 mortes pela Covid-19.

Prevenção

A forma de se evitar o colapso na rede de saúde é manter a reclusão social. Quem puder ficar em casa, fique. Mantenha a higienização das mãos, evite aglomerações, use máscaras e faça sua parte. Para dúvidas, denúncias e/ou sugestões ligue para o Disk coronavírus de Costa Rica: (67) 9 9985 6163 e/ou 9 9964 2759 ambos os números são da operadora Vivo e têm whatsapp.

Caso prefira, colocamos a disposição o número da Ouvidoria Municipal 0800 647 71 30 (este somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h).

FONTE: MS TODO DIA

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.