24 ago 2020 às 07:45 hs | 12 views
Após sensação térmica de -4ºC, Mato Grosso do Sul tem previsão de 40ºC nesta segunda
(Leonardo de França)

Mato Grosso do Sul registrou suas menores temperaturas este ano, com recorde histórico de frio. As baixas temperaturas, que não estamos acostumados a ver no mês de agosto, já começam a perder a força e ir embora nesta segunda-feira (24). O calor deve prevalecer esta semana no Estado.

Mas, pera lá! Para entender melhor, estamos no inverno e o frio, de praxe, vem no mês de julho. No entanto, ele atrasou este ano e MS sentiu um frio intenso na quinta-feira, dia 20, e na sexta-feira, 21. O último inverno mais rigoroso no Estado ocorreu em 2013. Mato Grosso do Sul registrou cinco temperaturas negativas ao longo do mês e houve registro de neve generalizada no sul do Brasil naquele ano.

Em 2013, foi registrada a menor temperatura histórica de agosto pelos dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), ocorrendo em Bela Vista no dia 28 de agosto de 2013 com -2,5°C.

Já em agosto de 2019, Rio Brilhante registrou -0,90ºC, sendo a última temperatura negativa do mês de agosto registrada. A menor temperatura do ano de 2020 foi registrada em Iguatemi em maio deste ano, com 1,1°C.

Frio perde força

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp/Anhanguera, o frio começa a perder a força nesta segunda-feira. “Não haverá mais frio intenso como o da semana passada”, afirmou Natálio.

As temperaturas esta semana devem ultrapassar os 35°C e não há mais previsão de chuva até o final de agosto. Há alerta para a umidade relativa do ar, que pode registrar mínima de 20% durante a semana e 12% no próximo fim de semana em MS.

Campo Grande tem temperaturas entre 10°C e 29°C e muito sol. Ao longo da semana, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima deve chegar a 39°C. Em Dourados, mínima de 12°C e máxima de 25°C; Três Lagoas fica entre 13°C e 32°C. A cidade de Corumbá pode registrar máxima de 39°C nesta segunda e Sonora pode chegar a 40ºC conforme o Inmet.

Fonte:Midiamax

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.