20 fev 2021 às 08:07 hs |
INSS inicia força-tarefa para reduzir fila para benefício assistencial
Quase 1,4 mil servidores trabalham para acelerar análise de pedidos
INSS inicia força-tarefa para reduzir fila para benefício assistencial – Divulgação

Um total de 1.383 servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) trabalham até 22 de março para desafogar a fila de pedidos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O órgão iniciado, no último dia 12, uma força-tarefa para acelerar as avaliações sociais, que analisam se o cidadão se enquadra nos critérios para receber o benefício assistencial. 

Pago a idosos a partir de 65 anos, as pessoas com deficiência e trabalhadores portuários avulsos, o BPC equivale a um salário mínimo e tem como objetivo reduzir a pobreza na população de renda menor. 

Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar que a renda per capita (por pessoa) na família menor que um quarto do salário mínimo, atualmente R $ 275 mensais por membro da família.

A força-tarefa envolverá servidores de todas as regionais do país e terá foco na análise das condições sociais do seguro. 

Segundo o INSS, após o fim da ação emergencial, parte dos servidores permanecerá com dedicação exclusiva à análise de processos de benefícios assistenciais. Será dada preferência aos servidores com os melhores papéis durante a

Força-tarefa.

Em dezembro de 2020, informou a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, o estoque de benefícios assistenciais em análise ou em exigência totalizou 534.848. 

Desse total, 442.483 foram pedidos por pessoas com deficiência, 89.088 por idosos, 2.612 por trabalhadores portuários avulsos e 665 por mães de crianças com microcefalia.

Segundo o INSS, a maior parte das exigências para a liberação do BPC está relacionada ao Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

O órgão recomenda que os segurados atualizem as informações para acelerar as análises.

O INSS conseguiu fechar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) para acesso em tempo real ao CadÚnico, para acelerar a solução de problemas de divergências cadastrais. 

Nos últimos meses, o órgão automatizou uma análise do BPC para as pessoas idosas. Os segurados podem enviar os documentos e comprovar as exigências por meio do aplicativo Meu INSS. 

Os documentos podem ser entregues por meio de cópias simples, sem necessidade de comparecimento a uma agência com o documento original.

Fonte: Correio do Estado

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