27 maio 2021 às 09:30 hs |
Fique atento às dicas do Procon Coxim para compras no Dia dos Namorados

Dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados. Nesta data, presentear a pessoa amada tem de ser um momento especial e livre de complicações. Para isso, fique atento nas dicas do Procon de Coxim na hora da compra.

Pesquise em vários locais os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros.

Fique atento aos produtos em exposição, todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada.

O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento.

Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou eletrodoméstico, o consumidor deverá testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo.

Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito a reparação ou a restituição do valor pago. Todo produto ou serviço tem garantia legal, segundo o CDC.

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos seja cumprida pelo fornecedor que a veiculou. Portanto, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário.

Os produtos devem ser entregues e montados, se necessário, no dia e hora pré-estabelecidos no ato da compra.

Independente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

Trocas

Antes de concluir a compra, o consumidor deverá se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu.

“Muitos consumidores acham que podem realizar a troca de produtos em perfeito estado, no prazo de sete dias, mas isso só é possível para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como internet. As trocas de produtos não defeituosos adquiridos em lojas físicas é liberalidade do estabelecimento e não uma obrigação”, detalha Lana.

Por essa razão, antes de ir ao caixa, é importante verificar se o produto não possui algum defeito aparente e realizar testes de funcionamento.

Reclamação

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon-Coxim, localizado na Rua Filinto Muller n.º 577, Centro, Coxim, das 07:00 às 13:00 horas, de segunda a sexta-feira.

A população também pode registrar reclamações sem sair de casa, por meio do Atendimento Eletrônico, disponível no site https://www.coxim.ms.gov.br . As dúvidas de consumo podem ser solucionadas pelo celular (67) 99603-2882.

Fonte: Procon – Coxim

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