26 nov 2018 às 16:53 hs |
Binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conquistam Certificação Nacional em Busca e Resgate no XVIII Seminário Nacional de Bombeiros

Entre os dias (19 a 23) Binômios homens/cães do Estado de Mato Grosso do Sul, passaram por exercícios e atividades que colocaram a prova suas habilidades e condições para obter a Certificação Nacional de Cães. O evento aconteceu em Foz do Iguaçu no Estado do Paraná, e fez parte do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM 2018 que iniciou oficialmente na quarta-feira (21).

   

Esta Certificação é reconhecida e chancelada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), tendo como objetivo a padronização nas atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

 

Além dos militares do Mato Grosso do Sul, participaram das provas equipes do Santa Catarina, Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Tocantins. Equipes que já atuam na área e participam do exercício em busca de renovação da Certificação feita a cada dois anos, além de qualificar os cães e renovar a doutrina.

 

Nesta edição o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul – CBMMS, enviou para o evento comitiva composta pelo Cap Fábio, Sargentos Luciclei, Sargento Thiago, Cabos Monteiro, Medeiros, Rocha Jr e luiz Leite e o Soldado Aires e quatro cães, dois da raça Blue Heeler do 6º GBM – Campo Grande e dois do 5º SGBM/Ind – Coxim, um Pastor Belga e o outro da raça Rastreador Brasileiro.

 

Conseguindo a certificação Nacional de Busca em ambiente rural e urbano de dois binômios (homem/cão), do 5º SGBM/Ind, Cap Fábio e o cão Pastor Belga Duke, certificado em busca urbana e a cadela da raça Blue Heeler Lua do 6º GBM Campo Grande com o Cb Luiz Leite,certificada em busca rural, atestando a capacidade dos cães para encontrarem vítimas, obedecerem a comandos de voz e gestos e demonstração de destreza em uma pista de obstáculos, formalizando que estão prontos para realizarem buscas em ocorrências reais.

 

O serviço de cães para Busca, Resgate e Salvamento foi inaugurado em 2017 pela corporação, atualmente possui 02 Canis, Campo Grande e Coxim, contando com 03 cães certificados e 03 cães em treinamento para futuras certificações. Lembrando que o olfato de um cão é 40 vezes superior ao do homem e o seu serviço equivale a aproximadamente 20 pessoas, realizando seu trabalho com muita efetividade para buscas em áreas extensas, locais de difícil acesso e matas fechadas, objetivando-se encontrar a vítima e descartar áreas.

 

Com esta Certificação o Binômio, Cap Fábio Pereira de Lima e o Pastor Belga Duke são Certificados Nacionalmente pela LIGABOM em Busca Rural e Busca Urbana, com isso o Cão Duke, garantiu a certificação máxima do Brasil para um cão de resgate, pois, em abril do ano anterior o animal já haviam conquistado a Certificação Internacional de Cães de Resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com a Organização Internacional de Cães de Resgate – IRO, com sede em Salsburg, na Áustria. Estes resultados são frutos do profissionalismo, dedicação e capacidade que os militares do serviço com cães do estado possuem e o Cap Fábio parabeniza a todos e agradece o apoio do Comandante Geral do CBMMS, tornando este serviço referência Nacional.

 
 
 
Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.