13 mar 2020 às 08:15 hs |
Equipe do Hospital Regional orienta população sobre doenças renais
Foto:site Prefeitura Municipal de Coxim

Em comemoração ao Dia do Rim, a equipe do serviço de nefrologia do Hospital Regional de Coxim Álvaro Fontoura foi ao centro da cidade na quinta-feira (12 de março) para divulgar informações sobre prevenção a doenças renais.

Foi montada uma tenda na rua Filinto Muller, onde foram oferecidos testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial, além de prestadas orientações e informações preventivas quanto às doenças renais. Mais de 150 pessoas foram atendidas orientadas pela equipe especializada.

“Neste 12 de Março é comemorado em mais de 100 países o Dia do Rim”, explica o médico nefrologista João Leone: “As doenças renais atingem cerca de 10% da população brasileira, por isso a Sociedade Internacional de Nefrologia há quase dez anos celebra esta data para difundir informações e orientar a população, pois as doenças renais são silenciosas”, explica Leone. 

A enfermeira Thayla Tomaz explica que as pessoas que têm familiares com algumas dessas enfermidades devem procurar a rede de saúde para solicitar consultas e pedir exames referentes: “A Doença Renal Crônica (DRC) e a Injúria Renal Aguda (IRA) podem ser prevenidas e tratadas. Como forma de prevenção, a checagem rotineira por meio de consultas e exames médicos, em especial pacientes diabéticos, hipertensos e maiores de 40 anos”.

Além disso, são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo. Em crianças, a DRC e a IRA também implicam em uma morbidade e mortalidade significativas.

A cidadã coxinense Benedita dos Santos, de 78 anos, passou pela ação e saiu satisfeita: “Diabetes tá zero, pressão tá boa, tá tudo joia. As atividades (físicas) previnem doença.  Eu pratico todos os dias na minha chácara, limpo o terreno, faço caminhada, tenho alimentação balanceada, aí a gente vive bem de saúde”.

Fonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.