8 abr 2021 às 09:50 hs |
Água com Limão Emagrece? Descubra a Verdade e Dicas [2021]
Tomar água com limão emagrece? Mitos e verdades sobre as dietas milagrosas. Leia no Correio do Estado

Com fama de milagrosa, a água com limão foi amplamente divulgada nas redes sociais como capaz de auxiliar no emagrecimento, promovendo a perda de peso e trazendo benefícios para o corpo, como a vitamina C.

Água com limão emagrece?

Será que água com limão emagrece? Apesar da água com limão oferecer diversos benefícios para a saúde, a combinação não tem o poder de eliminar calorias. 

“Não faz milagre, não emagrece. Não existe alimento que sozinho tenha o poder de emagrecer”, afirma a nutricionista Luanna Caralamac. 

Baixe agora o nosso E-book com 27 dicas para perder peso

Água com limão: para que serve?

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.  

Além disso, o limoneno atua como fungicida e bactericida.

Tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

De acordo com a nutricionista Luanna Caralamac, a combinação realmente pode trazer benefícios para a saúde, inclusive em jejum.  

“Água com limão em jejum é bem interessante, porque o limão é uma fruta que contribui para a manutenção da saúde, aliado a uma alimentação saudável”, explica.

Quantos quilos emagrece tomando água com limão?

Difundido entre as blogueiras fitness e nas redes sociais, a água com limão teria o poder de melhorar o funcionamento do organismo e facilitar a perda de peso.  

Infelizmente, apenas a primeira informação é verdadeira. A água com limão sozinha não possibilita a perda de quilos.  

Para a diminuição da gordura corporal é necessária a adoção de uma alimentação balanceada.

Água com limão: 5 benefícios para a saúde

A combinação tem diversos benefícios, entre eles:

1.Vitamina C

Um dos maiores nutrientes do limão é a Vitamina C.  

A fruta tem cerca de 38mg da vitamina, que é capaz de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, além de aumentar os glóbulos brancos, os responsáveis por combater microrganismos “invasores”.  

Ou seja, a vitamina ajuda a aumentar a imunidade.  

Alcance o peso ideal com uma dieta de resultados cientificamente comprovados. BAIXE AGORA O E-BOOK

2.Bioflavonoides

Os bioflavonoides auxiliam na potencialização de vitaminas, aumentando inclusive a absorção da Vitamina C, que já está presente no limão.  

Além disso, os bioflavonoides tem uma capacidade antioxidante maior que a vitamina E e o betacaroteno.  

Alguns tipos de bioflavonoides possibilitam a melhora de lesões durante as atividades físicas, aliviam a dor, edemas e hematomas. Por isso, a bebida pode ser indicada para pessoas que costumam se exercitar com frequência.  

3.Limoneno

Como o próprio nome indica, o limoneno é uma substância química, orgânica e natural encontrada em frutas cítricas, sendo ela, a responsável pelo aroma peculiar desses alimentos.  

O limoneno é capaz de melhorar o humor e aliviar o estresse do cotidiano.

A substância ainda tem atuação fungicida, bactericida, pode aliviar a queimação e o refluxo gástrico, além de ser benéfico para a absorção de outros compostos através da pele, mucosa e trato digestivo.

4.Cálcio

Mineral que se encontra em maior quantidade no organismo, o cálcio é de extrema importância para o funcionamento do corpo.  

Para se ter uma ideia, estima-se que 1 a 2% do peso corpóreo de um adulto seja cálcio, sendo ele o responsável pela saúde de ossos e dentes, por exemplo.  

Além do risco de desenvolver osteoporose, a ausência de cálcio pode prejudicar a coagulação e a pressão arterial.  

Uma ótima forma de absorver o cálcio é pelos alimentos, mas além disso, é necessário ter Vitamina D em quantidade suficiente no organismo.  

Ela estimula o intestino a absorver o cálcio e aumenta a fixação dele nos ossos.

5.Magnésio

Outro mineral presente no organismo, o magnésio auxilia no metabolismo, principalmente de carboidratos, lipídeos e proteínas.  

O magnésio também ajuda no controle da diabetes e gordura.  

Outro ponto importante é que o magnésio é fundamental para a formação da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que promove o alívio do estresse.

Água com limão emagrece: Então, como tomar água com limão?

Apesar do senso comum que a água com limão sozinha é capaz de emagrecer, a bebida não tem esse poder.  

Porém, ela tem vários benefícios para o corpo. O ideal é consumir um limão espremido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente.

Emagreça de forma rápida com métodos saudáveis e que realmente funcionam. BAIXE AGORA O E-BOOK 

Água com limão de manhã faz bem?

A água com limão pela manhã faz bem à saúde. “O limão espremido com água em jejum tem um poder desintoxicante potencializado, ajuda também a eliminar toxinas na parede do intestino”, exemplifica a nutricionista Luanna Caramalac.

Qual o melhor horário para tomar água com limão?

O melhor horário para tomar a água com limão é pela manhã ou após o almoço, como se fosse um suco. O ideal é não adoçar, assim a bebida não é alterada pelo açúcar, que pode prejudicar a saúde e a perda de peso. 

Quantas vezes por dia posso tomar água com limão?

Não há uma contraindicação para a bebida, mas uma vez por dia é suficiente para se ter os benefícios.

Pode tomar água com limão todos os dias?

Sim. Feita da forma correta, a bebida pode melhorar os índices de vitamina C do organismo, além de possibilitar uma melhor digestão.

Fonte: Correio do Estado

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.