20 maio 2021 às 08:30 hs |
Procon de Coxim orienta sobre o Golpe por Engenharia Social

A vulnerabilidade do consumidor abre oportunidades de fraude, principalmente por meio de uma técnica de Engenharia Social que se concentra exclusivamente na inocência ou falta de conhecimento da vítima.

Chegou ao conhecimento do Procon de Coxim a informação de Golpe por Engenharia Social, onde o fraudador, passa por colaborador do Banco C6, tenta ludibriar o consumidor que teve a margem consignável averbada sem contrato de empréstimo assinado, com a finalidade de obter vantagem indevida. A partir do direcionamento doloso do depósito do que seria o valor a ser devolvido à instituição.

Com isso, o consumidor corre seríssimo risco de ficar vinculado por anos a empréstimo que não contratou e que nem usufruiu, praticamente “preso” a um débito abusivamente criado.

Assim, alerta-se os integrantes do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), que os consumidores avaliem com cuidado os canais de atendimento do C6 e das demais instituições financeiras para devolução dos valores e que, em caso de dúvida quanto à sua legitimidade, que procedam à provocação da instituição fornecedora do valor pelos canais do próprio Procon do município pelo WhatsApp (67) 99603-2882.

Os riscos de golpe por Engenharia Social existem e não podem ser ignorados.

Fonte: Procon – Coxim

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.