11 set 2018 às 07:09 hs |
Mulher é primeira colocada no concurso para o cargo de soldado da PM-MS

A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar. Uma mulher foi a primeira colocada na prova para soldado.

 

O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde.

 

A notícia vem após a polêmica do processo seletivo instaurada após a decisão de igualdade para mulheres, que antes tinham apenas uma quantidade limitada de vagas no concurso.

 

 

O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas. A princípio, apenas 47 destas posições poderiam ser destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres.

 

Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Na prática, se a antiga regra valesse, 23 candidatas ficariam de fora do processo. 

 

Após a polêmica, o secretário de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, explicou ao Midiamax que a definição do número de vagas nos concursos para as carreiras militares no Estado tem como o objetivo garantir a entrada das mulheres na corporação, pois, historicamente, o número de mulheres que se inscreve no concurso é menor.

 

No concurso deste ano, segundo Viegas, em números aproximados, o número total de inscritos para o cargo de soldado é de 34 mil, sendo 10 mil mulheres e 20 mil homens.

 

Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.

 

Fonte:Midiamax

Comentários ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do F5MS Notícias. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.